Terça Traquina – Não tem adolescente na Bíblia?


“Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem, mas seja o exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor na fé e na pureza” 1 Timóteo 4:12.

Podemos folhear a bíblia de capa a capa e o termo “adolescente” não vai aparecer. A fase compreendida entre os doze e os vinte anos, recebe o nome de jovem ou muito jovem.

Davi era jovem quando foi ungido Rei de Israel. Maria era jovem quando foi mãe de Jesus.

Num tempo em que os filhos tinham pouco ou nenhum valor, Deus deu missões nobres e importantes para os jovens ou adolescentes. E eles se saíram muito bem.

Vivemos um tempo onde nossos adolescentes têm muito poder e pouca ou nenhuma missão nobre. Temos um exército extraordinário com uma disposição espetacular e um coração do tamanho do mundo- mas pouco aproveitado em sua esmagadora maioria.

Preferimos olhar nossos jovens como imaturos, birrentos e incompetentes, e talvez eles até sejam tudo isso em algum grau, entretanto esse pensamento nos leva a deixá-los a mercê dos aproveitadores que os enveredam em caminhos escusos.

Quantos jovens morrem vítimas do mal? Por que nossos jovens estão militando nos maus quartéis?

Não seria o caso de ouvirmos mais e conhecermos melhor esses fantásticos futuros adultos?

Os adolescentes têm um potencial maravilhoso mas ainda precisam de nossa direção e do nosso apoio para chegarem à maturidade inteiros.

A chama da vida, tão acesa e quente neles, se brilhar sem mentores amorosos para os guiar e instruir, terminará por destruí-los.

Davi foi considerado um homem segundo o coração de Deus e Maria foi considerada bem-aventurada. Fazemos idéia de quantos Davis e Marias estão ao nosso redor, corajosos e dispostos para encarar a missão?

Se Deus confiou seu único filho para nascer de uma adolescente, descendente de um rei ungido na adolescência, não há dúvidas que os nossos jovens são capazes de atingir padrões de excelência altos.

O apóstolo Paulo viu esse alto padrão de excelência em um jovem chamado Timóteo. Em uma de suas cartas dirigidas ao rapaz o apóstolo diz: “Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem, mas seja o exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor na fé e na pureza” 1 Timóteo 4:12.

 

Janaina Vieira

Professora aposentada.