Terça Traquina – A família que ninguém queria


Não vos esqueçais da hospitalidade, pela qual alguns, sem o saberem, hospedaram anjos. – Hb 13:2

Chega o final do ano e com ele a mesma rotina que sempre se estabelece. Reuniões familiares, trocas de presentes, visitas anuais que vem em nossa casa, visitas anuais que fazemos aos parentes. Entretanto, na contramão das propagandas onde todos se abraçam, sorriem e se cumprimentam cordialmente dentro do melhor espírito natalino, o que muitas vezes acontece é o desconforto de rever pessoas desagradáveis, de reviver conflitos  e de renovar rejeições. Há uma obrigação no ar.

A obrigação de ser do bem, entendendo-se que por “ser do bem” colocar no rosto um enorme sorriso, escancarar os braços e sufocar bem fundo quaisquer mágoas.

Quando José procurava um lugar para ficar com Maria eles também sofreram rejeição. Eles eram em poucas palavras, os hóspedes que ninguém desejava. Eram pobres, deveriam estar empoeirados da viagem. Suas roupas não estavam em nenhuma mala chique e seu jumento definitivamente não era uma BMW. Eles se arranjaram onde deu e apesar de não serem bem vindos permitiram que Deus desse o melhor, o maior presente de todos para o mundo: Seu Filho Jesus!

É terrível estar desconfortável entre as pessoas. É muito ruim quando claramente sentimos o desamor entre aqueles que chamamos de família. É frustrante ter tanto pra dar, querer oferecer o melhor que se tem e não ser aceito.
Todavia a família que ninguém queria foi eternizada nessa noite. A imensa maioria das reproduções da família de Jesus se dá nessa noite de rejeição que também se tornou a noite símbolo do amor, do perdão e da fraternidade.

Você prevê um Natal difícil? Pessoas que você não ama estão vindo para sua casa por força das formalidades? Peça a Jesus olhos de amor e perdão e fique atento para reconhecer a estrela de Natal quando ela brilhar.

Se é você que vai fazer uma noite difícil, peça ao Senhor que faça de você um presente inesperado, bom e santo que levará o amor e a paz onde for.

Feliz Natal!
Janaina VIeira
Professora Aposentada,
Serva de Cristo.