Terça Traquina – Criando Tradições Familiares


Levítico 23:41-44 NVI

41 Comemorem essa festa do Senhor durante sete dias todos os anos. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações; comemorem-na no sétimo mês.

42 Morem em tendas durante sete dias; todos os israelitas de nascimento morarão em tendas,

43 para que os descendentes de vocês saibam que eu fiz os israelitas morarem em tendas quando os tirei da terra do Egito. “Eu sou o Senhor, o Deus de vocês”.

44 Assim anunciou Moisés aos israelitas as festas fixas do Senhor.

 

Na Bíblia o povo no velho testamento foi instruído como iniciar tradições para seus descendentes. Essas tradições serviram para passar memórias de geração a geração.

 

Talvez você já tenha ouvido comentários do tipo:

“Minha família sempre…”, “Eu me lembro que sempre fizemos…..”

Memórias boas promovem um sentimento de união, de fazer parte de uma família. Também oferecem o sentimento de segurança dentro da família, pois oferecem experiências estáveis, tradicionais e familiares. Membros da família tem algo para antecipar, dando uma sensação de estabilidade no mundo que hoje em dia se encontra muitas vezes caótico e transitório.

As memórias mais preciosas que eu tenho da minha infância são do tempo passado junto com a minha família. Lembro horas jogando dominó e banco imobiliário e montando quebra cabeças com minha família, fazendo biscoitos caseiros juntos, indo para parques e museus e o mais favorito de todos, visitando parentes na fazenda. Domingos e quarta feiras sempre foram reservadas para culto da igreja.

Quando eu me casei e tive minha própria família ouvi de uma família que dedicava um dia por semana para a família. Gostei da ideia e nós resolvemos fazer o mesmo. Então começou nosso “Dia da Família”. Às vezes caia na segunda-feira, às vezes nos sábados. Finalmente reservamos a sexta à noite. Esta noite era sagrada. Dificilmente aceitamos outro compromisso para aquela noite. Até hoje meus três filhos casados agora com suas próprias famílias reservem essa noite para suas famílias.

O que fizemos? Podia ter sido uma saída para um evento na escola dos filhos, podia ser um passeio para o cinema ou jantar fora. Podia ser um filme e pizza em casa. Às vezes os filhos chamavam seus amigos para estar com nossa família. Quando tornaram adolescentes muitas vezes marcaram encontros com amigos mais tarde, para poder passar um tempo com a família antes de sair. Mas sempre a família toda estava junta. O mais interessante aconteceu recentemente quando um dos filhos ligou para nós num dia de sexta e perguntou, “O que vocês estão fazendo juntos hoje à noite?” Memórias inesquecíveis. Só custa um pouquinho do seu tempo, criatividade e compromisso!

Ideias para iniciar tradições na sua família:

  • No dia do aniversário, o aniversariante pode escolher o cardápio do jantar ou pode ser servido café na cama.
  • No dia do aniversário, o aniversariante usa um prato especial para as refeições.
  • Ninguém dorme até que tenha falado para cada membro da família “Eu te amo.”
  • Leia uma passagem bíblica e ore como família antes de dormir.
  • Sábado é o dia que o pai faz café de manha para todos.
  • Contar uma historia ou ler um livro juntos antes de dormir.
  • Num livro, tipo jornal, ou caderno, escreve os acontecimentos do dia (tipo diário). A família pode escrever em rodízio e o jornal lido no fim de cada ano.
  • Escolhe uma tradição para celebrar os feriados especiais.
  • Ajude preparar ou servir sopa num abrigo. Etc.

 

Kathy Short
Bacharel em Educação e Aconselhamento
Pós graduação em Educação Infantil
Pós graduação em Supervisão e Administração
Mestrado em Educação
Doutorada em Administração Educacional (falta tese)
Aposentada como diretora/coordenadora da Escola Americana do Recife (setor educação infantil e fundamental)