Terça Traquina – BRINCANDO COM SEU FILHO!


Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;
E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.
Eclesiastes 3:9-13

 

BRINCANDO COM SEU FILHO!

 

No mundo de pais e adultos a brincadeira muitas vezes significa tempo livre, espontâneo, diversão sem preocupação de regras e tempo. Quando a criança quer brincar pensamos em nada de aprendizagem cognitiva. Ao contrário, brincar pode contribuir com vários elementos da base social, pessoal e cognitiva da criança. Durante atividades feitas juntos os pais e responsáveis podem observar os pensamentos das crianças, o raciocínio delas e aproveitar para instruir e comentar positivamente.

O pai que brinca com seu filho tem muito a aprender e ensinar!

Segue umas atividades interessantes:

 

Jogos Super Simples para Animar Crianças

 

Giz

Compre uma caixa de giz colorido podem criar desenhos no muro ou no quintal da casa, onde tiver concreto ou gesso. Pode até desenhar uma casinha ou outro jogo no chão. Limpe com água!

 

Boliche de Garrafa

Guardar garrafas de refrigerante de 2 litros até que junte entre 3 a 6 garrafas. Use uma bola para derrubar. Pode deixar as crianças fazer desenhos nas garrafas com fita colorida ou tinta acrílica. Se forem fáceis demais de derrubar pode colocar uma quantia de água ou areia dentro para dar mais força.

 

Corrida de Bola de Algodão ou Ovo

(Especialmente bom para crianças aprendendo desenvolver sua coordenação motora fina.)

Precisa duas tigelas, bolas de algodão ou ovos e uma colher. Deixe a(s) criança(s) brincar de mudar o algodão toda de uma tigela para outra. Pode colocar lado a lado ou uma de cada lado da mesa. Os pais vão divertir muito também!

Obs.: Pode usar ovos cozidos, menos melado, mas leva um tempo para cozinhar.

 

Balão de Batata Quente

Enche um balão com água e faz vários buracos com um alfinete. Vai passando um para outro até a água toda sair. A pessoa segurando naquele momento perdeu essa vez. Vai continuando com um balão novo. Vai ficar toda molhada, mas divertido é! Não se esquece de juntar os balões para evitar uma criança botar na boca causando sufocamento.

 

Lendo Juntos!

Não pode ser dito demais o quanto é importante a leitura para com o desenvolvimento do seu filho. Este tempo junto transmite para eles como eles são importantes na sua vida. Lendo pode desenvolver bons hábitos de escutar e eventualmente pode contribuir para com a arte de ler. Deixe a criança escolher o livro. Quando são alfabetizadas deixe os ler para você.

 

 

 

Jornal do Alfabeto

Ajude seu filho aprender o alfabeto. Usando um caderno com pelo menos 26 páginas, escreve uma letra do alfabeto em cada página. Pode usar marcador de hidro cor e usar várias cores para variar ou pode ser só de preto.  As crianças podem usar revistas velhas para cortar figuras de coisas que começam com A, B, C, etc. e colar em cada página. Se não tiver revista para cortar eles podem desenhar.

 

Caixa de Tesoura para Criancinhas

Junte, dentro de uma caixa de plástico ou papelão, vários brinquedos de plástico, tipo lembranças de aniversário, brindes de comidas prontas, etc. Quando tiver momentos inquietos pode deixar seu filho descobrir o que está guardado dentro da caixa de tesoura! Crianças vão ficar encantadas se esta caixa estiver guardada e só mostrada de vez em quando, em momentos especiais. Não se esqueça que não é aconselhável deixar uma criancinha sozinha com brinquedos pequenos.

 

Outras Sugestões:

 

Jornal de Expressão Artística

Compre um caderno barato para seu filho. Este caderno vai ser usado só por ele. Quando ele quer pintar, desenhar, ou escrever, ele vai usar seu próprio caderno. Quando terminar usando todas as páginas vai ser seu próprio álbum.

 

Álbum de Arte

É bom começar logo guardando os projetos de arte do seu filho. Pode comprar simplesmente um caderno de classificação para juntar as folhas. Não se esquece de anotar a data para que quando crescer seu filho pode observar o seu desenvolvimento ao longo dos anos.

 

Linda Kathryn Short.