Notícias do L.A.R. Maná


Prezados colaboradores e cuidadores do Lar Maná, espero que esta carta encontre vocês bem e desfrutando de boa saúde e muita paz em Cristo!

Já faz um tempinho que não me dirijo a vocês. Embora viesse sentindo esta necessidade de me comunicar com vocês, estava encontrando algumas dificuldades para fazê-lo e vou tentar explicar a partir de agora.

Comecei a trabalhar com abrigo no ano em fevereiro de 2000, portanto, a dezessete anos atrás. Desde então, tenho enfrentando uma série de desafios. Desafio de buscar um aprendizado constante nas áreas mais diversas de minha vida, tais como, espiritual, emocional, administrativa, relacionamentos interpessoais, intrapessoais, gestão de conflitos, etc. Preciso dizer também que cuidar das crianças e dos adolescentes, que tive a oportunidade servir durante todo este período de tempo, foi o trabalho mais gratificante de minha vida. Por ter origem humilde, nesta vida, trabalhei praticamente desde a pré-adolescência, nas áreas mais diversas desde agricultura, construção civil, auxiliar e regente em colégio interno, vendedor, auxiliar administrativo, perfuração de petróleo, marcenaria, telefonista internacional bilíngue e intérprete em português e inglês antes de trabalhar com abrigo e casa de acolhimento. Este último, porém, foi o mais gratificante de todos e onde eu mais aprendi sobre as necessidades das pessoas e entendi melhor minhas próprias necessidades. Foi nesta função que eu mais cresci como pessoa e aprendi sobre como Deus pode transformar vidas, transformar situações adversas e precárias em circunstancias favoráveis e alterar o destino das pessoas favoravelmente de uma forma difícil de entender e explicar.

Durante estes dezessete anos dedicados a este trabalho, os últimos nove no Lar Maná, tive a oportunidade de ver e também dar uma pequena contribuição e assistir de perto a oportunidade que Deus deu a mais de trezentas crianças e adolescentes, sem falar de seus genitores, daqueles, que as receberam em suas casas como filhos, das igrejas que os receberam como membros e parte do corpo de Cristo que também foram abençoados diretamente pelo trabalho que realizamos.

Tenho por certo que todas essas coisas só aconteceram porque em primeiro lugar Deus estava no controle e na direção deste trabalho o tempo todo. Outra certeza que carrego comigo é que milhares de pessoas contribuíram direta e indiretamente para que isto acontecesse. Sem isto, nada teria acontecido. Estas crianças e adolescentes teriam continuado em seus caminhos que os levariam a uma tragédia incerta, mas, previsível.

Hoje, após todos estes anos tão ricos em experiências e aprendizados, realizações e frustrações, perdas e ganhos, gratificações e desapontamentos, as acima de tudo, de dedicação irrestrita à causa daqueles que precisam de alguém para agir em favor deles, me sinto cansado. Confesso que foi um pouco difícil admitir isso, mas minha saúde tem se declinado a tal ponto de hoje eu não me encontrar mais em condições de prosseguir nesta missão. Durante todo o meu tempo como diretor de casas de acolhimentos, sempre orei a Deus que me preparasse para encerrar este ciclo quando eu não tivesse mais condições de prosseguir. Mais uma vez pude ver a poderosa mão de Deus agindo, pois, uma outra pessoa já se encontra preparada e de fato, já está assumindo a direção do Lar Maná. É com muito prazer e alegria que apresento a vocês Clea Alexandre como a nova diretora executiva do Lar Maná. Ela já trabalha na instituição desde abril de 2010 como assistente social e se encontra plenamente apta para assumir esta responsabilidade. Além disso, ela conta com o grande apoio de nosso irmão Ivan Silva na área administrativa e uma equipe muito idônea na diretoria além do conselho da instituição e equipe interna de colaboradores que darão continuidade a esta missão.

Agradeço muito a Deus e a todos vocês que têm contribuído de forma maravilhosa com o funcionamento desta instituição. Agradeço muito a todos os pernambucanos que nos receberam, a mim e minha família, tão bem e rogamos a Deus que os abençoe.

Para futuros contatos, deixo o meu endereço de e-mail pessoal jmacielvieira@gmail.com  .

Que Deus continue abençoando a todos vocês!

Joaquim Maciel Vieira

 

.